Mendigos, quem são eles? No Brasil, existe cerca de 10.700 moradores de rua, o que é um número mais que alarmante, afinal não deveria existir nenhum. Existem casos específicos para cada morador de rua, uns escolhem essa vida, por acharam mais fácil e lucrativa do que exercer um trabalho normal, outros não tiveram escolha, tiveram que ir para as ruas. O maior problema de uma pessoa morar na rua é o contato direto com as drogas, e se a pessoa resolve seguir esse caminho, ela realmente se afunda e muitas vezes não volta a ter uma vida normal por falta de oportunidade. O preconceito com essas pessoas é assustador, algumas pessoas acham quem todo mendigo é ladrão e não passa nem perto, isso vai colocando o ser humano cada vez mais pra baixo e ele só piora sua situação.Existe ainda o problema com o crime, algumas pessoas por não terem forma alguma de sobreviver acabam entrando para o crime pela sua sobrevivência, e geralmente pela sobrevivência dos seus filhos, afinal existem diversas famílias inteiras que moram na rua. É muito comum encontrar em faróis, crianças fazendo malabarismos para conseguir dinheiro, muitas vezes elas estão ali obrigadas pelos pais, outras vezes por mães de aluguel, que funciona da seguinte maneira:
Os pais colocam seus filhos "a venda" em um lugar, pessoas vão lá e alugam essas crianças para pedir dinheiro no farol e uma parte vai para os pais biológicos, o resto fica com a pessoa que alugou, bonito né???
Na região central da cidade de São Paulo, encontra-se um grande número de moradores de rua. A época do ano em que eles mais sofrem é no frio, pois não tem roupa nem cobertor direito para se aquecerem por isso eles criam cachorros com eles, para no frio poder abraça-los e se esquentar.
É muito triste e vergonhoso o que acontece em nosso país. Infelizmente não consigo enxergar uma solução para os nossos problemas sociais, pois parece uma bola de neve que não para de crescer. Sozinhos não conseguiremos mudar a situação, mas se cada cidadão enxergar o morador de rua como um ser humano e tratá-lo com dignidade esse já será o primeiro passo para começarmos a mudança!!!
ResponderExcluirMuito boa a sua iniciativa Caio!
Com certeza!!!
ResponderExcluirMuito obrigado
Uma triste realidade.
ResponderExcluirAs pessoas deveriam ter mais amor e solidariedade com o seu próximo.
Hoje vivemos num País onde o lema é:
“CADA UM POR SÍ E DEUS POR TODOS”. INFELIZMENTE.
As pessoas só pensam em se dar bem, custe o que custar, não tem amor ao próximo e
principalmente a sua própria vida. Por este motivo as pessoas do bem vivem sempre com o
pé atrás e com medo. A verdade é que deixamos a situação chegar a este ponto e nos acomodamos.
“ISSO PRECISA E DEVE MUDAR”.
Parabéns Caio.
bjus Denise Rangel
Muito obrigado Denise!!!
ResponderExcluirA situação está cada vez pior, e se não tomarmos alguma atitude chegaremos a um ponto que isso se tornará irreversível!
Beijos